Marina I. Jones Os Executivos Aventura Humana Tecnologia Mundo Rural Colaboradores

domingo, 21 de agosto de 2011

Terrores da Noite

“Aquilo que mais secretamente tememos sempre acaba acontecendo. Albert Camus. Esta bela frase do Camus sempre me perseguiu como uma sombra. Eu sabia que ela estava alí em algum lugar, a me perseguir e por isto mesmo evitava ao máximo possível, olhar para trás. Mas o que eu não sabia é que, também acontecem coisas que sequer imaginamos e elas, talvez por serem surpreendentes, são ainda mais assustadoras.


Mas, só agora eu percebo que, durante toda minha vida, sempre agi como se fosse um highlander, um ser imortal que desprezava olimpicamente as fraquezas das demais pessoas, que muitas vezes precisam recorrer a medicamentos para vencer medos imaginários como o sentimento de pânico, muito comum nas pessoas, embora cada uma com uma razão específica. Do meu Olimpo, eu achava tudo aquilo muito primitivo e superficial e tecia meus comentários às vezes irônicos sobre uma fraqueza que eu julgava muito fácil de ser controlada.

Até que um dia, 10 anos atrás, sorrateiramente, no silêncio da noite, estando sozinho em minha cama, fui tomado por um sentimento inexplicável de pânico. Era madrugada e eu estava só e não sabia exatamente o que eu estava sentindo, era uma sensação completamente nova, algo assustador e sem controle que me fazia parecer minusculo num quarto imenso e o pior, a sensação e a de que estava sendo esmagado por alguma coisa invisível , sobrenatural e terrível, que eu queria  evitar, não havia como fugir.
Mas passou e considerei aquilo um episódio isolado, uma destas coisas inexplicáveis que nunca mais irão se repetir, até que ela acontece pela segunda vez. 


“O medo tem muitos olhos e enxerga coisas nos subterrâneos.” Esta frase de Cervantes é eterna e se encaixa em nosso mundo atual. Dois mil e dez foi um ano marcante para mim, com uma série de acontecimentos e que me trouxeram alguns medos e esperanças que eu nunca havia experimentado. E 2014 foi um ano assustador no qual perdemos uma filha, num desses acasos do destino pois, as piores coisas acontecem quando menos se espera.

Resta-nos então a verdade terrível, de que tudo acontece ao acaso, dominado por forças que sequer podemos compreender mas, era bom crer, que podemos de alguma forma traçar nossos destinos.  Depois,  os medos acabam por nos limitar ao espaço que efetivamente podemos controlar e ele é muito restrito mas, felizmente somos movidos a vaidades e sonhos que vão nos devolvendo uma confiança ilusória, de senhores do destino até que seja necessário uma nova queda para recuperarmos a realidade.





5 comentários:

  1. Fiquei feliz quando li este relato sabia? Porque: - para mim é sua parte mais humana que aflora, que demonstra que todos nos somos falhos e passíveis de erros e medos, não importa a idade, clero ou grau de intelectualidade. Voce é um homem maravilhoso, sensível que tem a coragem de poucos em falar dos seus temores.
    Deus nos mostra caminhos, escolhemos, mas no decorrer deste Deus continua no comando, quantos aos sonhos eles serão sempre eternos.
    Parabens pelo texto, pelo aniversario. Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belíssimo texto, que nos envolve de uma tal forma que quando percebemos estamos nós, também, revivendo os nossos medos ocultos. Sei bem o que é ter medo da sensação de falta de ar... de respirar e sentir que a quantidade de ar está aquém das necessidades dos nossos pulmões. A vida é assim, cheia de medos e "coragem", de erros e acertos e no meio desses sentimentos contraditórios, vamos nos redescobrindo e resgatando a auto confiança, para dar espaço aos novos medos que ainda virão. Porque viver intensamente, é um desafio constante da superação dos "medos", tão essenciais para a evolução do ser humano. Adorei o seu texto! Feliz aniversário. bjs Lau Santangelo

    ResponderExcluir
  3. Hehehe.....todos nós somos seres humanos, normais em sentir tudo aquilo que o ambiente interno ou externo nos proporciona...reagimos sempre e às vezes até de um modo inesperado...o medo é a grande razão da chamada síndrome do pânico...é a vida, e costumo dizer que viver é algo extremamente perigoso, rs!! Já tive uma experiência de pânico, e realmente ela vem de um medo irreal que nós construímos em nossa mente. É uma crise de ansiedade, onde só conseguimos superá-la aceitando-a, pois assim "controlamos" o medo gerado pela nossa mente. Eu por exemplo achei que estava tendo um infarto...veja só?!? Apresentei no dia anterior uma crise alérgica (a frango). No mesmo dia fui a uma médica, e esta me aplicou um golpe fatal na minha mente: "vc pode morrer! tem gente que precisa andar com adrenalina e aplicá-la na coxa, pra que a glote não feche, e por aí vai.....bom depois disso, marquei exames para diagnosticar a substância que desencadeava todos os "calombos" na minha pele....e na mesma noite, após algumas horas de sono, acordei repentinamente percebendo meus braços adormecerem, com palpitação cardíaca: conclusão estou tendo um infarto!! Não era nada disso, mas sim uma crise de ansiedade gerada pela falta do anti-histamínico que segundo a médica tinha que parar de tomar para fazer o tal do exame.....nossa cabecinha tem um poder e tanto, hein? Como havia parado de tomar o remédio, achei que a falta dele poderia gerar o fechamento da minha glote....daí foi só somar dois mais dois...e lá estava eu com o formigamento e palpitação....cheguei ir correndo ao pronto-socorro, e a conclusão foi...."absolutamente nada"! Vc não tem nada! Tá tudo bem!! Bom, só tive essa crise, e nada mais!! Por que? Ora, porque percebi que não tinha do que se preocupar, pois era tudo "fruto de minha imaginação fértil somado as doses de medo apresentadas pela médica, que a propósito nunca mais voltei lá!!! Hoje, vivo sem o frango...que aliás não me faz falta alguma....um grande abraço e feliz aniversário!!!! http://about.me/tolstoy

    ResponderExcluir
  4. O medo faz parte da vida. No meu caso sempre tive muitos medos, na maioria das vezes medos bobos e pequenos, mas eles sempre me acompanharam, não sei explicar mas estes medos infantis, medo do escuro, medo de ficar sozinha, medo de não me tornar tudo aquilo que sempre sonhei e o tempo passar e ser tarde de mais!! Mas de alguma forma foi este medo que sempre me ajudou a sempre seguir em frente e nunca parar!! Ele faz parte, so tem que ser dosado!!! !!! Quem sabe este medo não veio pra te ensinar, para dar valor as pessoas que realmente importam...vc sempre gostou da solidão, sempre foi voltado aos seus pensamentos quem sabe agora o mundo aqui fora não esta entrando EM VC!!!!TE AMO MUITOO!!! FELIZ NIVERRR!!!

    Karen

    ResponderExcluir
  5. Meu amor,
    O medo é sempre muito bem vindo (na dose certa), pois nos faz enxergar o quanto amamos as pessoas que nos cercam, e o quanto somos dependentes, assim temos a oportunidade de dar valor ao cotidiano, que passa despercebido, mas que é tão essencial para a nossa vida. Mas o medo tem que ser controlado, para não virar uma obsessão, nós o controlamos, e não ao contrário!
    Bjus da sua filha que TE AMA MUITO!!!
    PARABENSSSSSSSSSSSSS pelo seu dia!
    Kelly

    ResponderExcluir

Países Visitantes desde 23/agôsto/2010
info tráfico
contador visitas blog

Image by Cool Text: Free Graphics Generator - Edit Image