Marina I. Jones Os Executivos Aventura Humana Tecnologia Mundo Rural Colaboradores

domingo, 7 de novembro de 2010

Por Que os Homens Traem? (by Rogério Rufino)


“Apenas dois anos; e já Walter tinha deixado de amá-la, principiava a amar uma outra. O pecado ia perdendo a sua única desculpa, e os dissabores de ordem social, o seu único paliativo.” (ALDOUS HUXLEY - Contraponto)

Com este texto elegante, Huxley mencionou um daqueles problemas que possuem uma miríade de respostas, nenhuma totalmente satisfatória para atender esta dúvida cruel que persegue a maioria da mulheres em algum momento de suas vidas. Na verdade esta é uma das questões chaves de um casamento, do seu pleno sucesso, pois uma vez consumada uma traição nada mais volta ao que era antes, pois é impossível fugir do fantasma de um fato,  ele permanece lá, em algum canto, se escondendo entre as sombras a espreitar, apenas esperando o momento certo para que ele apresente novamente a sua face triste e disforme, em pequenos embates corporais com a realidade  e que aos poucos vão minando as estruturas de um relacionamento  outrora assentado em bases aparentemente sólidas. Não me atrevo a afirmar que são totalmente sólidas pois neste caso uma traição seria algo mais improvável de ocorrer.

Os danos são parecidos para traição de homens ou de mulheres, mas com conseqüências ainda, por questões culturais, diferentes. Vale também lembrar que as mulheres também traem, por motivos diferentes e elas serão o tema do próximo artigo.

Este assunto já foi motivo de calorosas discussões entre mim e  minha esposa e filhas e quando eu apresentava os motivos que levavam um homem a trair, eu percebia que naqueles instantes elas me viam como um porco chauvinista, pois  homens e mulheres embora possuam cérebros parecidos,  têm um raciocínio com minúsculas diferenças em sua lógica mas que resultam em respostas completamente diversas para a análise de um mesmo problema. O que prova que nosso cérebro também é regido pela mágica dos hormônios, masculinos e femininos e não só pela resultantes das sinapses que ali ocorrem. Na verdade nosso raciocínio lógico é fruto não só da inferência de hormônios mas de todo o corpo e como ele reage ao meio ambiente e ao meio cultural que o cerca. 

Nunca li sobre o assunto, não quero ler, não me interessa, mas é assim que neste momento eu consigo visualizar esta questão. Os estudiosos do assunto devem ter lá seus motivos e análises aparentemente precisas  baseadas em longos estudos. Digo aparentemente porque não temos ainda a tecnologia necessária para compreender toda a extensão de nosso cérebro e de seu comportamento. Logo, tudo que vocês vão ler sobre o assunto não passa de especulação interessante.

Mas vamos as razões pelas quais os homens acabam, uma hora ou outra traindo. Estas razões, repito não foram fruto de estudos, são simplesmente deduções baseadas na lógica dos meus 51 anos de vida.

1) Instinto
A Natureza equipou homens e mulheres com aparelhos reprodutores  e hormônios diferenciados tendo como finalidade básica a perpetuação da espécie.  A mulher produz um único óvulo mês e nós produzimos milhões de espermatozóides dia. Eles precisam sair.  E durante as crises conjugais ou outra razão que leve a  uma temporária ausência de  sexo com sua companheira,  se o homem não consegue expelí-los, por um motivo ou outro, todo seu  corpo  passa por processos curiosos e o principal e mais perverso é o aparecimento de uma aparente paixão súbita e inexplicável  por alguma mulher e que felizmente desaparece na primeira relação sexual que o homem fizer. Outra conseqüência perigosa, é que nestes momentos os homens olham e se aproximam muito mais das outras mulheres que o normal, o que em geral magoam suas mulheres profundamente, pois elas não têm este instinto demasiadamente predatório. Estão desenvolvendo ainda, mas nada têm de biológico, é mais cultural. 

Infelizmente por serem ainda primitivos e superficiais, muitos homens escolhem ainda a saída mais fácil: por revolta ou por sua fraqueza de caráter, não esgotam os últimos recursos para tentar solucionar ses problemas conjugais  e acabam  abrindo a  porta e a janela que levam a traição e não raro a destruição do relacionamento.

No ambiente hostil dos primeiros dias da humanidade, a expectativa de vida do ser humano nao passava de 20 anos, logo o homem era um caçador de animais para o sustento de sua família e também de mulheres para multiplicar a raça humana e garantir sua perpetuação. 

Este mesmo instinto confere ao homem a característica de ser tão visual e por isto ele é tão reativo ao corpo de uma mulher. Aparentemente as mulheres estão mais ligadas na beleza de um rosto masculino. Pelo menos não me lembro de frissons femininos pelo corpo de algum marmanjo que passava ao largo.  O resultado disto  é que a mulher é sempre mais emocional no amor e o homem sempre mais sexual.

Este apelo visual do homem, resultou nas ricas industrias de pornografia e fotos de mulheres peladas, ou seja na exploração do corpo feminino pelos capitalistas (homens) destas industrias. Com as mulheres pelo menos esta riqueza foi mais socializada.

Tudo isto pode parecer  cruel e desumano, mas é assim que funciona a natureza e ainda podemos ver este comportamento nos animais selvagens. Os homens claro, vêm evoluindo sistematicamente, mas ainda estão muito longe das mulheres neste quesito, permanecendo ainda muito primitivos em relação a elas. Infelizmente elas, cansadas deste primitivismo atávico do homem que provoca nelas uma sucessão de frustrações e  que depois se transformam em fontes de amargura, estão trilhando o mesmo caminho dos homens num crescente processo de involução, mas esta é outra história e que veremos no próximo capitulo.

 2) Vaidade
Nos primórdios da humanidade o que havia era competição entre os homens pela posse das mulheres como se vê ainda no Discovery Chanel, no mundo selvagem.

Esta competição exacerbada de força, foi substituída por algo mais refinado que é a vaidade. O homem sente prazer na conquista, na verdade ele queria o amor de todas as mulheres do mundo, desde que isto não lhe desse dores de cabeça, lógico. Mas lembrando, a conquista, é motivada pelo instinto de preservação e sem a conquista dificilmente ele terá sucesso naquilo que a natureza o programou.

O curioso é que o homem atual seguindo seu processo evolutivo, vem diminuindo sua necessidade de demonstrar suas conquistas aos outros homens, mas isto não diminui a força da vaidade, que permanece dominante, talvez sendo um mecanismo do homem para fortalecer sua auto estima. Eu que nunca tive, antes do casamento,  vaidade alguma em demonstrar minhas conquistas para os outros marmanjos, mesmo porque minhas conquistas foram poucas, ainda tenho lá no fundo reservas consideráveis de vaidade, mesmo depois de casado e vai explicar isto.

A vaidade do homem com ostentação de riqueza serve apenas a finalidade de conquista de mulheres, o que é lamentável. Daí o costume masculino, deplorável e hediondo, de se  pagar por sexo.

3) Costuma-se dizer é que os homens traem suas mulheres, porque em geral elas se desleixam da aparência. Bem, posso responder por mim: tenho 25 anos de casado e envelheci juntamente com minha esposa e em momento algum eu gostei menos dela ou senti necessidade de procurar outra, porque ela estava com cabelo desarrumado ou mais gordinha ou mais magra. Pelo contrário eu sempre a preferi  ao natural sem aquelas bobagens de cabeleireiro tipo escova no cabelo ou aquelas maquiagens idiotas. Mas cada um tem um gosto.
Assim,  não acredito muito nesta bobagem, mesmo porque geralmente os homens traem suas mulheres com outras menos atraente que elas. Claro tem exceções.

4) Outra bobagem a crendice que mulher segura o homem pelas suas qualidades culinárias. Bem, só se ele tiver um restaurante e for do tipo interesseiro.

5) Problemas Conjugais
Ciúmes, discussões, a tortura psicológica que as mulheres são especialistas, humilhações e falta de sexo estimulam a traição mas são causas secundárias. Se o casal é suficientemente evoluído e existe amor, tudo é resolvido em longas e calmas conversas. Quando isto não acontece porém, a traição entra em cena incontrolável.

5 comentários:

  1. Well, well, well, esse assunto é terrível para a maioria das mulheres mesmo! Quando é a mulher do "autor do texto" então... Mas amor meu, eu gostei do artigo acredita? Foi muito feliz nas colocações, pois historicamente é verdade. Ponto. Porém, como o mundo evoluiu muito e as pessoas estão cada vez mais livres, os direitos e deveres hoje, século 21, estão cada vez mais iguais, cabe a nós então, mulheres modernas lutar para que homens e mulheres sejam mais honestos. Se um homem ou uma mulher começa a ter interesse num outro, que não o parceiro, porque não sentar e discutir o que está errado? Se não chegarem a denominador comum, que cada um siga seu caminho sem mãgoas ou ressentimentos, que é o que causa uma traição.
    Também não conseguiria ser hipócrita para tampar sol com peneira, mas direito temos de procurar um mundo melhor para nós.
    Já está longo o comentário, porém vale lembrar que os hormônios masculinos ficam em alta na juventude e o das mulheres o é para sempre. E a maioria das mulheres continuam a aceitar, ainda, seus companheiros com menos hormônios. E historicamente aos sessenta muita coisa acontece, estamos perto! Hehehe
    Beijos Lov you.

    ResponderExcluir
  2. Não posso concordar, observe a evolução das especies, porque justamente o homem, que é dotado de inteligência, não evoluiria???
    Os homens traem por machismo mesmo!
    E parabéns Maria Edith, adorei seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Claro que todos gostaríamos de uma explicação do por quê que homem ou mulher trai. Mas acho, sinceramente, que isso é bobagem...não conseguiremos explicar, não encontraremos solução e acho que isso não vai mudar tão cedo.
    Muitas vezes falamos e defendemos viementemente coisas lindas sobre o amor mas que não passam de mera expressão de momento, pois não conseguimos aplicar em nossas próprias vidas, pois vale só para o outro!
    A explicação do instinto animal é uma saída e tanto, seu machista!!eheheheh. Gostaria de lembrá-lo que somos racionais e antes de mais nada deveríamos pensar muito antes de machucar outra pessoa. Não vem com essa história de hormônios não! Concordo com a Tia Edith, se houve abertura para interesse em outra pessoa temos que conversar e tentar encontrar os motivos. Não podemos deixar o instinto primitivo derrubar a razão e voltar a ser um animal selvagem do discovery channel.
    Tenho acompanhado o drama de uma pessoa muito próxima que descobriu a traição e, digo: é um lar que se desmorona...para os filhos então! Espero ser muito racional para não deixar uma terceira pessoa invadir minha vida! E assim espero que seja com meu marido!
    Infelizmente, ainda temos que evoluir muito no âmbito espiritual para entender a grandeza do amor em um lar familiar. Vai muito além do que vivemos aqui e agora!
    Quero só ver sua explicação do porque que mulheres traem!

    ResponderExcluir
  4. Queridas Maria Edith e Keila, foram muito felizes em suas colocações, sou obrigada a concordar com ambas. O homem está apto a evoluir, bem como está apto a ceder às loucuras de seu instinto, juntamente com as diferenças entre homens e mulheres encontramos algumas predisposições em comum como por exemplo a vontade de "evoluir" social e emocionalmente, em minha opinião os casais hoje em dia têm uma abertura essencialmente maior do que os casais de antigamente, ou seja, conversam abertamente sobre qualquer assunto, inclusive traição. Caro Rogério como sempre seu texto muito bem escrito nos leva a grandes reflexões, será que depois de tantas mudanças históricas e acentuadas em nossa sociedade ainda podemos comparar o homem a um animal selvagem? Se formos pensar por esse prisma, devemos observar outros fatores importantes, se o homem se dispõe a uma traição por seguir seus instintos, teria ele o direito de se defender como uma animal selvagem também? Atacando sua "presa" e seu inimigo de forma voraz e mediatista? No mais concordo com você, homem muito vaidoso é um perigo, um casal deve se manter junto por amor, cumplicidade e companheirismo, não necessariamente por gostar da aparência física um do outro, pra mim a beleza interior ainda é a mais atraente, saber ouvir e compreender o próximo é essencial para ser e fazer o outro feliz!!!

    ResponderExcluir
  5. Placar: 4 X 0 para as mulheres. Sorry Daddy!! kkkkkkk

    ResponderExcluir

Países Visitantes desde 23/agôsto/2010
info tráfico
contador visitas blog

Image by Cool Text: Free Graphics Generator - Edit Image