Marina I. Jones Os Executivos Aventura Humana Tecnologia Mundo Rural Colaboradores

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Portugal, Amor a Primeira Vista - Texto de Ir. Selma Cristina (Portugal)


Irmã Selma Santos
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis
 e pessoas incomparáveis"

         Tudo começou a dezesseis anos atrás quando pela primeira vez meus pés pisavam as terras lusas, confesso o medo da viagem, o receio de tantos quilómetros, o inesperado, o novo, tudo desvaneceu à primeira vista do nascer do sol beijando as águas do Rio Tejo sob a linda ponte 25 de Abril, foi amor à primeira vista, meus olhos queriam gravar tudo na retina ao mesmo tempo não sabia para qual lado olhar, e o abraço acolhedor do Cristo Rei, a melhor das acolhidas, fiquei rendida à beleza de Lisboa, “cheira bem, cheira Lisboa.”
         A alma cantou com Camões os Lusíadas tão estudado e esmiuçado no Curso de Letras, juntar a teoria com a prática foi lufada de conhecimento no ser, foi rever a epopeia lusa em meio a tantas conquistas, me vi mergulhada naquela história imensa de navegadores, literatura, cultura, conhecimento, conquista do mundo e rastros deixados da alma lusa em cada canto do planeta.

         Portugal tornou-se meu segundo teto, minha terra, meu povo por adoção, descobrir a língua com seu jeito original, de onde derivou a minha, aprender o jeito, sentir novos sabores, ver tradição em cada canto, aprender um mundo novo enamorou meu coração. Cada terra uma história, cada nome uma razão, cada brasão uma família, cada português mais um irmão, estar em Portugal é estar em casa, minha segunda casa, meu povo irmão.

         Não tardou nada, só o tempo preciso, para me tornar portuguesa também, ainda por defeito não sei apreciar como deveria a gastronomia, mas me adaptei bem dentro dos padrões normais, sou apreciadora dos bons vinhos, das vinhas que embelezam os campos por ocasião das vindimas, das oliveiras que dão às encostas aquele ar de pertença, de generosidade e verde esperança. Pisar em solo português, é como chegar na casa de um amigo querido, de gente boa e fé em Deus, é ver com olhos maravilhados o dourado das Igrejas, o capricho pelas coisas do Divino, é extasiar-se diante dos Mosteiros, ricos em cada detalhe, em expressão do belo e do eterno. Cada beleza natural diz da preferência de Deus Criador por derramar em cada cantinho de Portugal toda Sua inspiração criativa, a natureza engalanada se apruma e mostra o que ela é capaz, beleza e encanto.

         Descobrir o fado, o ar especial da Baixa de Lisboa, a delícia sem palavras dos pastéis de Belém, tomar um café na esplanada na Rua Augusta, subir às ruínas do Castelo de São Jorge, e perder o fôlego com a vista, isso é Lisboa, cheiro à vida, à gente querida, ao passado reescrito no agora, Lisboa é Fernando Pessoa, é poesia, é calor mesmo no frio com as castanhas assadas, é história que continua em cada rosto que dá colorido à essa vida lusa.

         Obrigada Portugal, simpatia e norte a sul, de calor humano e rostos também sulcados pelas lidas da vida, mas com uma esperança enorme no coração, rendi-me aos seus encantos, e sei que meu coração verde-amarelo, também se pinta de verde-vermelho e sabe apreciar o que de maravilhoso Deus fez por nós, Brasil e Portugal terras abençoadas com o privilégio da paz.

         Minha alma sem fronteiras, é mais feliz porque sabe o valor que a vida tem, um beijo amigos, vivamos cada momento como o mais precioso de todos, no agora SOU FELIZ!  
 This article is copyright to the author and may not be reproduced without permission.

4 comentários:

  1. fiquei com vontade de conhecer Portugal!!!!! bjuss querida Irma!!!!

    ResponderExcluir
  2. Portugal, é porta do sol do Atlântico, é berço de descobrimentos, tem lá o Altar do mundo em Fátima, tem fé no povo, povo amigo, Beto conhecer vale a pena, quando puder é só chegar, um abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois eh Irmã, eu sempre admirei os bravos navegadores portugueses, e agora você traz as belezas de Porugal. Ficamos encantados.

    ResponderExcluir
  4. Wow!!! Quero conhecer Portugal Irmã!! Show!

    ResponderExcluir

Países Visitantes desde 23/agôsto/2010
info tráfico
contador visitas blog

Image by Cool Text: Free Graphics Generator - Edit Image